Nota de pesar pelo falecimento de Leonel Fernandes

O Executivo da Junta de Freguesia do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires manifesta o seu pesar pela morte de Leonel Fernandes, uma referência do desporto e do associativismo que sempre manteve a sua essência e ligação à terra onde nasceu e viveu durante toda a sua vida.

Leonel Fernandes ou Nhéu», como ficou conhecido no Seixal, começou ainda criança a jogar hóquei em patins no Grupo Desportivo da Mundet. A sua vida, dura, foi marcada por grandes conquistas. Vestiu 109 vezes a camisola da Seleção Nacional, pela qual marcou 120 golos. Foi bicampeão mundial (Santiago do Chile, 1962; Porto, 1968); tricampeão europeu (Porto, 1963; Lisboa, 1965; Bilbau, Espanha, 1967) e campeão nacional, pelo Grupo Desportivo da CUF em 1965. Venceu ainda duas Taças Latinas, quatro Taças das Nações e duas Taças Ibéricas.

Leonel Fernandes dedicou parte da sua vida à sua coletividade de sempre, a Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense, da qual foi dirigente durante vários anos.

Com a morte de Leonel Fernandes as nossas Freguesias ficaram mais pobres assim como o nosso Concelho. A sua simplicidade de vida e apego à sua terra é um exemplo para todos. Deixa-nos o seu exemplo de vida enquanto desportista e enquanto cidadão.

À família e aos amigos, o executivo da Junta de Freguesia do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires deixa as mais sentidas condolências.